Criar uma startup não é fácil. Geralmente esta mistura entre empreendimento e sonho começa com uma equipe pequena e muitas tarefas compartilhadas. Por isso, administrá-la é um desafio e tanto no início do projeto.
Decerto o objetivo principal de toda empresa é crescer e obter sucesso, não é mesmo? Porém, as estatísticas nem sempre estão de acordo com a meta em questão, visto que 74% das startups brasileiras encerram suas atividades antes mesmo de completarem 5 anos de existência.
Muitas vezes a solução para esse problema se encontra na simples organização interna da companhia. Dessa forma, torna-se necessário criar um setor responsável pela contratação, treinamento e outras diversas funções do RH (Recursos Humanos) da empresa. Entretanto, muitas startups sequer chegam a implementar este departamento.
Problemas causados pela falta de estruturação do RH em uma empresa desde o início
Os benefícios do RH em startups são muitos, uma vez que todos os elementos iniciais de uma empresa são levados em conta durante a realização de seus serviços, como a criação de uma identidade e cultura organizacional, além da definição de perfis para cada cargo a ser assumido internamente, entre outros fatores.
Todos esses esforços são realizados a fim de que o modelo destas companhias seja dinâmico e facilite seu impulsionamento. Mas muitas vezes seus representantes não querem se envolver com todo o trabalho burocrático e as regulamentações necessárias para colocá-las em desenvolvimento.
Eventualmente a falta de planejamento nessa área pode comprometer o futuro do negócio. Sem uma trajetória bem definida, os fundadores não possuem outra alternativa a não ser comandar a startup da maneira que conseguem. Como resultado, não há separação de verba entre a empresa e seus sócios, o que ocasiona dificuldade em acompanhar o crescimento muito rápido e característico deste tipo de corporação.
Sendo assim, a partir da definição de um setor de RH, os líderes da empresa podem focar na sua gestão, enquanto profissionais especializados cuidam desse trabalho tão amplo, importante e diversificado.
Por que devo me preocupar com os Recursos Humanos da minha startup?
De acordo com a Endeavor, uma organização de apoio ao empreendedorismo, a gestão de pessoas é apontada por 28% dos empresários como o principal desafio do negócio. O problema é que a maioria deixa para pensar nisso depois que a empresa já cresceu e tomou outras proporções.
Uma solução sólida de RH pode resolver boa parte desses obstáculos. Começando pela contratação das pessoas ideais para realizar o trabalho requerido e implementar práticas que vão ajudar na atração e retenção dos seus melhores funcionários.
As contratações devem estar previstas desde o plano de negócios. É preciso ter noção dos gastos com a folha de pagamento, além de definir bem cada cargo e seus respectivos salários.
Quando devo contratar o apoio de uma consultoria de RH?
Se a sua empresa ainda não conta com um setor de RH bem estruturado, a escolha ideal é contratar o serviço de consultoria a fim de implantar este departamento da melhor maneira possível e do modo que mais se adeque ao seu empreendimento.
Uma das principais vantagens de ter uma consultoria atuando dentro de sua startup é a agilidade na construção de todos os processos da área de RH focada nos resultados organizacionais, como engajamento, aumento de produtividade e cuidado com as pessoas.
O que a implantação da área de RH pode fazer pela minha startup?
Os profissionais de RH têm como responsabilidade implantar a cultura da empresa e mantê-la no dia a dia, mensurar resultados e avaliar desempenhos e métricas com o propósito de mapear as possibilidades para os próximos passos da startup. Além disso, eles também cuidam da organização e processos dentro da empresa, assim como a comunicação interna entre seus diversos setores e avaliam os pontos que precisam de melhoria.
Quais os benefícios de se ter um RH bem estruturado em sua startup?
Uma vez que esteja bem estruturado, o setor de RH de sua startup trará muitos benefícios para o seu negócio, bem como:
● Maior dinamismo e retenção dos talentos certos para promover o crescimento da empresa;
● Mais satisfação dos(as) colaboradores(as);
● Maximização do comprometimento da equipe;
● Visão sistêmica do negócio;
● Seleção de profissionais alinhados(as) à cultura organizacional;
● Gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento do capital humano;
● Melhoria da gestão de informações;
● Mais produtividade e competitividade.
É uma questão de tempo: busque implementar as melhores práticas de RH na sua startup e veja como os resultados da empresa se tornarão mais consistentes e positivos. Tenha em mente que o capital humano é o recurso mais precioso que seu negócio possui. Afinal, são os(as) colaboradores(as) que estão todos os dias atuando para que sua startup possa prosperar e ser um grande sucesso do mercado.
A Strauss Consultoria nasceu com a missão de apoiar pequenas e médias empresas no alcance da sua alta performance, através da gestão de pessoas de forma descomplicada, trazendo uma linguagem simples, humana e inteligente. Somos uma empresa focada em soluções para a área de Recursos Humanos que oferece a melhor metodologia de gestão de pessoas atual com visão estruturada de todos os subsistemas. Acreditamos e atuamos com base no comprometimento e na entrega consistente, mensurável, clara, criteriosa e focada nas pessoas e resultados.
Entre em contato conosco. Será um prazer contribuir com a performance da sua empresa.