Soft skills pode ser um termo com o qual nem todos estão familiarizados. Exemplos de dizeres comuns no mundo corporativo são: “O mercado de trabalho é muito competitivo.” “A cada dia fica mais complicado se destacar em processos seletivos.” “É necessário ter muito conhecimento técnico para ter uma carreira sólida.” Quantas vezes já não ouvimos isso? 

Parece que essas afirmações refletem os tempos modernos, mas já vêm sendo disseminadas há décadas. Sendo assim, será que elas realmente possuem verossimilhança?

No blog de hoje, vamos sanar esta dúvida com o auxílio das soft skills. Trata-se de um conceito muito importante e altamente visado pelos recrutadores de grandes empresas nos últimos anos. Para saber mais, continue lendo.

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais, como, por exemplo, criatividade, competências emocionais e pensamento crítico. Este tipo de capacidade tem ganhado destaque no meio corporativo, uma vez que o mercado se automatiza cada vez mais. 

Nesse ínterim, profissionais que contam com as habilidades técnicas necessárias e uma gama aprimorada de soft skills são muito valiosos. Isso porque tornam-se praticamente “armas secretas” das empresas que os contratam, visto que o resultado de suas operações melhora.

Afinal, máquinas e softwares são mais do que capazes de realizar tarefas de repetição. Elas dão conta do recado de uma função sistemática. Todavia, o que elas não conseguem executar são estratégias de resolução de problemas complexos. Esta “funcionalidade”, digamos assim, é intrínseca ao ser humano. 

Dessa forma, contratar um profissional que não possui as soft skills adequadas para o cargo pode prejudicar a organização. Alguns exemplos das desvantagens em não se atentar a esta questão são baixos faturamento e alta rotatividade de pessoas (turnover). Felizmente, não há soft skill que não possa ser desenvolvida, independentemente do perfil do colaborador. 

Exemplos 

O relatório The Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial (WEF) lista algumas das soft skills mais procuradas atualmente. Sobretudo, também de acordo com especialistas do setor, não existe um padrão perfeito. Recomenda-se acionar o pensamento crítico para definir quais habilidades são as mais adequadas a sua carreira ou negócio. Dito isso, seguem as tendências de soft skills mais procuradas até 2025:

● resiliência;

● criatividade;

● aprendizagem ativa;

● inteligência emocional;

● uso de tecnologia no trabalho;

● capacidade de liderar e influenciar;

● pensamento analítico e pensamento crítico;

● capacidade de resolver problemas complexos.

Recolocação profissional pós-pandemia

Como dito anteriormente, as soft skills já eram importantes na busca pelo destaque em meio ao mercado de trabalho competitivo. Esse cenário está em constante transformação e todos estes fatores se intensificaram a partir da pandemia. Sem dúvidas, a Covid-19 reinventou muitos paradigmas corporativos. 

Sendo assim, mais do que nunca, obtém sucesso o profissional que se adapta à nova realidade valorizando suas soft skills. As empresas precisam adaptar seu modelo de trabalho para tomar decisões mais ágeis, pois estas transformações tendem a permanecer.

Conclusão

Pensando nisso, a Strauss Consultoria desenvolve estratégias para que nossos clientes foquem no objetivo que querem atingir. Proporcionamos um planejamento de carreira, novas perspectivas, análise de estudo de perfil e apoio emocional potencializando seus pontos fortes. 

Assim, você acompanha o mercado com dinamismo e se recoloca profissionalmente ou se destaca ainda mais dentro de seu setor. 

Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e revolucionar sua carreira.