Clima organizacional trata-se de um retrato momentâneo da relação entre a organização e seus colaboradores. Engloba um conjunto de propriedades mensuráveis, mediante os instrumentos corretos, que revelam a qualidade e adequação do ambiente de trabalho.

Em outras palavras, nada mais é do que o indicador de satisfação dos colaboradores de uma empresa. Este indicador está relacionado a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização. São eles: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Surpreendentemente, o clima organizacional é responsável por 1/3 dos resultados das empresas. Ou seja, motivo suficiente para levá-lo em consideração na gestão de seu negócio. Por isso, neste blog vamos falar sobre os agentes fundamentais na construção de um clima organizacional saudável. Não deixe de conferir!

Principais fatores que influenciam o clima organizacional

Segundo José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching, os fatores que mais influenciam o clima organizacional de uma empresa são:

● Flexibilidade – Quanto os funcionários se sentem livres para inovar.

● Responsabilidade – Senso de responsabilidade para com a empresa.

● Padrões – Níveis de padrão/processos definidos na empresa.

● Recompensas – O quanto as recompensas recebidas são vistas como corretas.

● Transparência – O quanto as pessoas entendem os valores e missão da empresa.

● Comprometimento – Nível de compromisso com um propósito em comum.

● Liderança – O estilo do líder é o que mais afeta o clima. 

Qual a finalidade do clima organizacional na empresa?

Em suma, o objetivo das empresas na construção de seu clima organizacional deve ser proporcionar motivação aos colaboradores. Isso pode ocorrer a partir de uma série de fatores que, agindo adequadamente, podem aumentar a produtividade da companhia.

Quais são os tipos de clima organizacional?

Como dito anteriormente, o clima organizacional de uma empresa diz respeito à percepção que seus membros possuem sobre ela. Logo, é natural que ele varie, visto que cada companhia possui sua própria cultura, expectativas, perfis e etc.

A saber, existem três tipos de clima organizacional: bom, médio e ruim. Cada um deles impacta de forma distinta o engajamento, desempenho e resultados da empresa.

Clima organizacional bom

Sem dúvidas, o mais almejado pelas empresas. Nesse ínterim, há favorabilidade tanto para reter talentos quanto para atrair bons profissionais no mercado.

Clima organizacional médio

Reflete o início de um mau momento que a empresa está prestes a vivenciar ou já está vivenciando.

Clima organizacional ruim

Caracterizado pelo turnover constante, conflitos, fofocas e projeção de imagem equivalente no mercado. Um clima organizacional ruim impacta negativamente a empresa em todos os sentidos.

Como avaliar o clima organizacional de uma empresa?

Índices que devem servir de alerta sobre o estado do clima organizacional de uma empresa são a resistência à mudança, a liderança e o nível de estresse diário. É necessário se atentar a cada um deles para construir um clima de qualidade dentro da organização.

Para identificar a situação do ambiente interno empresarial recomenda-se uma pesquisa de clima organizacional. Ela determina o nível de desempenho, engajamento e produtividade dos funcionários. Além disso, também leva em conta a aderência dos colaboradores à cultura e aos propósitos da organização.

A partir destes insights, é possível criar estratégias com o objetivo de mudar o cenário problemático da empresa. Ao passo em que o ambiente melhora, a equipe torna-se mais engajada e eficiente na execução das tarefas.

Existem diversas maneiras de aplicar a pesquisa de clima organizacional. Normalmente, ela é realizada por meio de um questionário com perguntas que englobam temas como: relacionamento da equipe, relação com o gestor, ambiente de trabalho, estrutura, etc.

Estratégias para melhorar o clima organizacional

No processo de aprimoramento do clima organizacional, é preciso ter em mente: um ambiente corporativo não se torna agradável da noite para o dia. Boas intenções não bastam, também são necessários estímulos constantes.

Essa combinação tem o poder de transformar a empresa em um ambiente acolhedor e excelente para se trabalhar. Abaixo estão listados cinco estímulos práticos e eficientes na melhoria do clima organizacional:

● Criar um ambiente de confiança.

● Promover equilíbrio da vida pessoal e profissional dos colaboradores.

● Criar programas de benefícios.

● Realizar pesquisas de clima.

● Gerir o Employee Experience.

Quem faz o clima organizacional?

No fim das contas, o clima organizacional nasce do vínculo estabelecido entre a organização e seus funcionários. Portanto, o monitoramento dos níveis de satisfação é responsabilidade do RH e das lideranças.

RH como Guardião do Clima Organizacional

Em resumo, uma boa gestão do clima organizacional depende das responsabilidades de um profissional proporcionalmente bom de RH. São elas: realização de pesquisas, definição de um foco, elaboração de um plano de ação e análise periódica dos resultados.

Isso porque o monitoramento da cultura e de possíveis mudanças se apoia na especialização consultiva e estratégica deste setor. Contar com um profissional de RH como consultor interno contribui para o crescimento saudável da organização. Afinal, possibilita aprimorar a gestão de talentos em parceria com os líderes e diretores.

Strauss Consultoria opera com base nas melhorias através da leitura da totalidade e das necessidades da empresa e funcionários. Implantamos ações que facilitam estes processos, quebrando paradigmas e vencendo as possíveis barreiras. 

Como anda o clima organizacional da sua empresa? 

Entre em contato conosco para aperfeiçoá-lo.