Gestão de pessoas por competências é um nome comprido que pode assustar em sua primeira impressão. Mas, assim como não podemos julgar um livro pela capa, também devemos nos livrar de tradições, costumes e moldes antigos. Nunca houve um momento tão propício como este para abrir as portas da modernização.

Afinal, em tempos complexos, que elevam o estresse, principalmente no ambiente de trabalho, inovar significa garantir a retenção de talentos. Nesse ínterim, e em meio a mudanças tecnológicas e transformações das relações de trabalho, coube ao RH quebrar paradigmas.

Dessa forma, mudou-se a forma de realizar o gerenciamento dos colaboradores. Acompanhando tendências contemporâneas mercadológicas e mundiais, empresas de destaque adotaram justamente o modelo de gestão de pessoas por competências. Para entender do que se trata, como ele funciona e aplicá-lo, acompanhe a leitura.

O que é?

Há não muito tempo atrás, acreditava-se que a postura de um profissional bem-quisto não incluía comportamentos questionadores. Atualmente, a mentalidade coletiva passa a entender que fazer perguntas não exclui a capacidade de obediência e de cumprir ordens. 

Muito pelo contrário, este tipo de atitude demonstra interesse e engajamento com a empresa, princípios altamente procurados pelas organizações modernas. Isso porque este nível de envolvimento tem relação direta com características de um colaborador que promove ideias e inovação. 

A gestão de pessoas por competências tem o objetivo de abrir caminho para este movimento. Ela o faz criando práticas para que todos participem ativamente do futuro da companhia. Desse modo, a organização conta com mais agentes na busca em atingir sua visão de futuro.

Em outras palavras, trata-se de um sistema que gerencia a variedade de competências dos profissionais dentro de uma corporação. O intuito é auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. O departamento de Recursos Humanos pode estimular esta conduta de diversas maneiras, como por exemplo:

● fazendo avaliação das competências;

● selecionando talentos específicos;

● nutrindo práticas que estimulem o desenvolvimento das competências necessárias na organização; 

● gerando sistemas de recompensa para profissionais que se destacarem na gestão de competências.

Benefícios

Entre outros benefícios deste serviço, podemos citar melhoria do ambiente organizacional e geração de maior clareza ao trabalho dos colaboradores. Além disso, a gestão de pessoas por competências agrega valor econômico e transforma a vida pessoal e profissional do colaborador.

Aplicação

A implantação do modelo de gestão de pessoas por competências é um projeto que envolve três etapas. Primeiramente, é necessário realizar um mapeamento das competências adequadas aos objetivos da empresa. O segundo passo é aplicar o método escolhido entre as iniciativas citadas anteriormente. 

Finalmente, seguindo o plano de ação, é o momento para avaliar e fazer a manutenção do sistema. Com dedicação, estes três pontos podem gerar uma nova fase no desenvolvimento do sucesso de sua empresa.

Strauss Consultoria promove o encontro perfeito entre as pessoas certas para os lugares certos. Realizamos uma gestão de pessoas funcional, alinhada à estratégia da empresa, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de seu negócio. 

Isto se traduz em maior acerto diário e aquisição de talentos, garantindo que todos caminhem na mesma direção. 

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