Pessoas estão em constante estado de mudança. Junto com elas, a tecnologia também evolui, assim como o próprio mundo. Decerto não poderia ser diferente com os Recursos Humanos. Por isso, é fundamental estar atento às atualizações e tendências ao nosso redor. Dessa forma, é possível garantir processos modernos e eficazes de acordo com seu tempo. 

Pensando nisso, a Strauss reuniu 3 tendências de Recursos Humanos para se atentar no ano que vem. Elas podem ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados e seus colaboradores a sentir mais satisfação. Continue lendo para se inteirar sobre novidades aplicáveis não só no segmento, mas também no ambiente corporativo como um todo.

Evolução nos processos de recrutamento e seleção

Cada vez mais os processos de recrutamento e seleção precisam e vêm se automatizando, visando maior assertividade. Por exemplo, podemos citar a utilização de inteligência artificial na tarefa de contratar os candidatos mais adequados para determinada vaga. 

Solicitando o envio de um currículo digital, é possível fazer a análise das informações por meio de um software. Alguns candidatos não abrem mão de imprimir o documento e levá-lo até seu escritório. Mas isso não significa que sua empresa não pode agilizar boa parte do sistema.

Imagine um cenário de contratação em massa. Recorrer a um banco de dados com todas as inscrições facilita o direcionamento e alinha os candidatos à cultura organizacional.

Foco em Employee Experience

Employee experience é um conceito na gestão de pessoas que busca garantir a motivação do colaborador. Este serviço tem o objetivo de fazer com que o funcionário tenha produtividade segundo as expectativas da empresa.

Sob o mesmo ponto de vista, ocorre uma análise. Nela, são levadas em conta as experiências do colaborador dentro da empresa ou em sua jornada profissional. Assim, situações positivas e negativas são colocadas na balança para avaliar seu desempenho mensal. A partir disso, o departamento de Recursos Humanos identifica as práticas que são prejudiciais e auxilia o funcionário a ajustá-las.

Essa atitude colabora na retenção de talentos e reduz as taxas de turnover. Afinal, um profissional motivado se sente confortável. Uma vez se sentindo confortável, ele dá o seu melhor e  produz mais. Produzindo mais, ele gera valor para o negócio e contribui para o crescimento da marca. 

Tudo gira em torno da própria empresa construir uma boa visão entre sua equipe, que se torna promotora do negócio. Vale ressaltar que o aumento no engajamento será um dos principais objetivos dos gestores e do RH em 2022.

Flexibilidade no trabalho (atividades home office e trabalho híbrido)

Aqueles que trabalham em escritórios tiveram menos dificuldades em adaptar suas atividades para home office em meio a pandemia. Ainda mais, eles aumentaram sua produtividade e reduziram custos operacionais. Isso permitiu o recrutamento de pessoas que moram longe da sede da empresa.

Sendo assim, o home office e o trabalho híbrido se tornarão regra e tendem a permanecer mesmo após a pandemia. Segundo um estudo feito pelo Gartner, ao menos 48% das pessoas trabalharão remotamente uma parte do tempo. 

Independentemente do modelo de negócio, os profissionais de Recursos Humanos também podem atuar de forma híbrida. Alguns dias podem trabalhar diretamente da sede a fim de conversar com colaboradores e realizar trabalho de campo. Em outros, é possível resolver pendências de forma virtual.

Atualmente, existem tecnologias que possibilitam uma ótima comunicação e registro de ponto eletrônico, além da interação entre os funcionários. Dessa maneira é possível equilibrar o home office e o trabalho presencial.

Strauss Consultoria apoia pequenas e médias empresas no alcance da sua alta performance, através da gestão de pessoas descomplicada. Trazemos uma linguagem simples, humana e inteligente. Estamos sempre alinhados às tendências de mercado que mais se encaixam e beneficiam seu negócio. 

Entre em contato conosco para aperfeiçoar o staff de sua empresa.